A coluna vertebral é formada por 33 vértebras sobrepostas, separadas por discos intervertebrais, classificadas em cinco regiões da seguinte maneira: 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais fundidas e 4 vértebras coccígeas fundidas.
Imagem: Freepik
Como se pode observar na imagem, a coluna vertebral possui 4 curvaturas, duas cifoses (torácica e sacral – consideradas curvaturas primárias) côncavas anteriormente e duas lordoses (cervical e lombar – consideradas curvaturas secundárias) côncavas posteriormente.
Cervical
As vértebras cervicais são as menores e as mais móveis de todas as vértebras. a característica anatômica mais exclusiva das vértebras cervicais seja a presença dos forames transversais. A coluna cervical é composta por 7 vertebras.
️Torácica
A torácica se articula superiormente com a cervical e inferiormente com a lombar. A coluna torácica consiste, anatomicamente, em 12 vértebras sobrepostas e é o segmento com maior capacidade de suporte de carga na coluna vertebral.
️Lombar
A coluna lombar é composta por 5 vértebras nominadas de L1 (superior) até L5 (inferior), com curvatura lordótica (concavidade posterior e convexidade anterior da coluna lombar), sendo que elas possuem uma junção (charneira) superior com a coluna torácica entre as vértebras T12 - L1 e uma junção inferior entre L5 - S1 (formando o ângulo sacral).
Sacro e cóccix
5 vértebras sacrais fundidas e 4 vértebras coccígeas fundidas. Estas vértebras formam a parte posterior da cintura pélvica.
🍀Legal conhecer a coluna não é mesmo!
Somos a Bio Postura, trazendo conhecimento e informação com bases científicas sempre. ✅
Imagem: Freepik
Por: DR. LEONARDO BRITTO
Fisioterapeuta - Responsável Técnico • CREFITO - 208126-F
Referências:
INTERDONATO, G.C. Fisioterapia ortopédico-traumatológica na coluna lombar e cintura pélvica. 1ªEdição. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 2005.
KAPANDJI, A.I. Fisiologia articular. 5. ed. São Paulo: Panamericana, Manole, 2000.